>

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SANTO DO DIA - SANTA MÔNICA

 27 DE AGOSTO (331-387)

SANTA MÔNICA COM SEU FILHO SANTO AGOSTINHO.
MÔNICA NASCEU EM TAGASTE, ATUAL ARGÉLIA, NA ÁFRICA, NO ANO 331, NO SEIO DE UMA FAMÍLIA CRISTÃ. DESDE MUITO CEDO DEDICOU SUA VIDA A AJUDAR OS POBRES, QUE VISITAVA COM FREQÜÊNCIA, LEVANDO O CONFORTO POR MEIO DA PALAVRA DE DEUS. TEVE UMA VIDA MUITO DIFÍCIL. O MARIDO ERA UM JOVEM PAGÃO MUITO RUDE, DE NOME PATRÍCIO, QUE A MALTRATAVA. MÔNICA SUPORTOU TUDO EM SILÊNCIO E MANSIDÃO. ENCONTRAVA O CONSOLO NAS ORAÇÕES QUE ELEVAVA A CRISTO E À VIRGEM MARIA PELA CONVERSÃO DO ESPOSO. E DEUS RECOMPENSOU SUA DEDICAÇÃO, POIS ELA PÔDE ASSISTIR AO BATISMO DO MARIDO, QUE SE CONVERTEU SINCERAMENTE UM ANO ANTES DE MORRER.

TIVERAM DOIS FILHOS, AGOSTINHO E NAVÍGIO, E UMA FILHA, PERPÉTUA, QUE SE TORNOU RELIGIOSA. PORÉM AGOSTINHO FOI SUA GRANDE PREOCUPAÇÃO, MOTIVO DE AMARGURAS E MUITAS LÁGRIMAS. MESMO DANDO BONS CONSELHOS E EDUCANDO O FILHO NOS PRINCÍPIOS DA RELIGIÃO CRISTÃ, A VIVACIDADE, INCONSTÂNCIA E O ESPÍRITO DE INSUBORDINAÇÃO DE AGOSTINHO FIZERAM QUE A SÁBIA MÃE ADIASSE O SEU BATISMO, COM RECEIO QUE ELE PROFANASSE O SACRAMENTO.

E TERIA ACONTECIDO, PORQUE AGOSTINHO, AOS DEZESSEIS ANOS, SAINDO DE CASA PARA CONTINUAR OS ESTUDOS, TOMOU O CAMINHO DOS VÍCIOS. O CORAÇÃO DE MÔNICA SOFRIA MUITO COM AS NOTÍCIAS DOS DESMANDOS DO FILHO E POR ISSO REDOBRAVA AS ORAÇÕES E PENITÊNCIAS. CERTA VEZ, ELA FOI PEDIR OS CONSELHOS DO BISPO, QUE A CONSOLOU DIZENDO: "CONTINUE A REZAR, POIS É IMPOSSÍVEL QUE SE PERCA UM FILHO DE TANTAS LÁGRIMAS".

AGOSTINHO TORNOU-SE UM BRILHANTE PROFESSOR DE RETÓRICA EM CARTAGO. MAS, PROCURANDO FUGIR DA VIGILÂNCIA DA MÃE AFLITA, ÀS ESCONDIDAS EMBARCOU EM UM NAVIO PARA ROMA, E DEPOIS PARA MILÃO, ONDE CONSEGUIU O CARGO DE PROFESSOR OFICIAL DE RETÓRICA.

MÔNICA, DESEJANDO A TODO CUSTO VER A RECUPERAÇÃO DO FILHO, VIAJOU TAMBÉM PARA MILÃO, ONDE, AOS POUCOS, TERMINOU SEU SOFRIMENTO. ISSO PORQUE AGOSTINHO, NO INÍCIO POR CURIOSIDADE E RETÓRICA, DEPOIS POR INTERESSE ESPIRITUAL, TINHA SE TORNADO FREQÜENTADOR DOS ENVOLVENTES SERMÕES DE SANTO AMBRÓSIO. FOI ASSIM QUE AGOSTINHO SE CONVERTEU E RECEBEU O BATISMO, JUNTO COM SEU FILHO ADEODATO. ASSIM, MÔNICA COLHIA OS FRUTOS DE SUAS ORAÇÕES E DE SUAS LÁGRIMAS.

MÃE E FILHO DECIDIRAM VOLTAR PARA A TERRA NATAL, MAS, CHEGANDO AO PORTO DE ÓSTIA, PERTO DE ROMA, MÔNICA ADOECEU E LOGO DEPOIS FALECEU. ERA 27 DE AGOSTO DE 387 E ELA TINHA CINQÜENTA E SEIS ANOS.

O PAPA ALEXANDRE III CONFIRMOU O TRADICIONAL CULTO A SANTA MÔNICA, EM 1153, QUANDO A PROCLAMOU PADROEIRA DAS MÃES CRISTÃS. A SUA FESTA DEVE SER CELEBRADA NO MESMO DIA EM QUE MORREU. O SEU CORPO, VENERADO DURANTE SÉCULOS NA IGREJA DE SANTA ÁUREA, EM ÓSTIA, EM 1430 FOI TRASLADADO PARA ROMA E DEPOSITADO NA IGREJA DE SANTO AGOSTINHO.

FONTE: WWW.PAULINAS.ORG.BR


ORAÇÃO A SANTA MÔNICA

Ó SANTA MÔNICA, QUE PELA ORAÇÃO E PELAS LÁGRIMAS ALCANÇASTES DE DEUS A CONVERSÃO DE VOSSO FILHO TRANSVIADO, DEPOIS SANTO, SANTO AGOSTINHO, OLHAI PARA O MEU CORAÇÃO, AMARGURADO PELO COMPORTAMENTO DE MEU FILHO DESOBEDIENTE, REBELDE E INCONFORMADO, QUE TANTOS DISSABORES CAUSA AO MEU CORAÇÃO E A TODA A FAMÍLIA.

QUE VOSSAS ORAÇÕES SE JUNTEM ÀS MINHAS PARA COMOVER O BOM DEUS, A FIM DE QUE ELE FAÇA MEU FILHO ENTRAR EM SI E VOLTAR AO BOM CAMINHO.

SANTA MÔNICA, FAZEI QUE O PAI DO CÉU CHAME DE VOLTA À CASA PATERNA O FILHO PRÓDIGO. DAI-ME ESTA ALEGRIA E EU SEREI PARA SEMPRE AGRADECIDA.

SANTO AGOSTINHO, ROGAI POR NÓS.

SANTA MÔNICA, ATENDEI-ME. AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um Comentário
Ó São José, a sabedoria está convosco! Bendito é Jesus, o fruto de Maria, vossa fiel esposa. São José, digno Pai e Protetor de Jesus Cristo, rogai por nós pecadores e obtende-nos de Deus a Divina Sabedoria agora e na hora de nossa morte, Amém!